Olhares.

Padrão

Há olhares e olhares. É o que mais me chama a atenção deste mundial de futebol que ando a seguir pola tv suiça, graças aum trebelho que me mercou o Suso no baçar e que conecta com essa canle-pirateada, por suposto.Os meus vizinhos sou artistas do tema-.

Pois sim. O que mais me fascina do mundial é ver a diferença entre as equipas das diferentes partes deste globaliçado mundo nosso…Ver as diferenças entre os ghaneses, mexicanos, japoneses ou ucrainos…

E, aparte da constitução física e da color da pele, que é muito notória- Os africanos sõu homens-torre muito veloces e fortes, os mexicanos mais pequenos , os japoneses e coreanos, pequeninhos e de “desenho” e os europeus, nada que ver, por ja ter visto tudo até o empacho todo o ano de ligas, calcios , premiers e demais…

Em fim. Que disfruto muito do mundial…Polo de agora. Porque não sei por que, parece-me que vão ficar sós os europeus aburridos-ainda bem que quedem argentinos e brasileiros para disfrutar-

O nosso mundo é assim. Muito vário, mas sempre vemos aos mesmos.Aos outros, não queremos ver ainda que passem ao carom… Aburremento e monotonia que da a seguridade de que nada vão mudar, é o que nos acae…

Mas, vendo os olhos e, sobre tudo o olhar de cada quem, há diferenças bem notórias.

Os olhos dos africanos sou escuros, grandes, e intensos…Quando sae um primeiro plano, o seu olhar fai-se sentir, como a primeira vez que vim aquí, ao Magreb. Sou olhos que transmitem algo muito forte, que, quando te olhão, sintes o mundo e a vida perto de ti. O olhar dos meninhos, sobre tudo. Dos meninhos do campo, que ficam na beira da estrada a dizer adeus coa mão, ou que vão no seu burro coas garrafas cheias de água…

Das meninhas que guardão as ovelhas polos arrós, co seu paninho à cabeça. Ou que vem da escola, fbalando seus segredos femininos…

439161319_small.jpg

O olhar de Raul, ou de Beckam, ou de Owen, não di nada, para mim…

O Suso di que esse mesmo olhar tem-no os marinheiros de Camarinhas, quando vão sós, caminho do peirão, ou tão sentados a pôr a encarnada nos ançois do palangre, ou ficam assim, calados, ao pé do malecom olhando o mar…

Eu digo que é o mesmo olhar daquel retrato da escola que ele tem co mapa detrás e a bóla da terra à mão esquerda…Aquele no que semelha que não tem mais que olhos, abertos e cheios de não sei muito bem o que…

Será por esso que gosto tanto dos olhares grandes, abertos coma o mundo,cheios de perguntas sem resposta, de arelas de saver, de conhecer, de saver se há outros mundos que se imaginão, mas que não se vem.

Porque eu, de meninha, também abria muito os olhos, e não me chegavão para olhar o que queria conhecer e não via, e corria detras dos carros que passavão, cada meio dia, pola estrada sem asfalto que ia de Vimianço a Camarinhas, coas minhas amigas. E olhavamos o rio desde a ponte, de caminho à escola da Toxa…Cada dia passávamos e cada dia olhávamos ao fundo, esperando ver algumha truita,ou algumha cousa fascinante entre os nabos caínhos que se moviam, levados pola água. E olhávamos entre as silvas, para ver se atopávamos algum ninho de carriço. E olhávamos a chûvia, e as pingueiras que caião das telhas do cabanote, umha detrás da outra, toda a tarde…Sem nos aborrecer.

Hoje, ja não somos quem de olhar, assim, sem mais…Sempre temos que estar “fazendo algo”. tudo o mais que somos quem de olhar sem cansar, é a televisão…Por esso cada vez os olhos se nos pôm mais pequenos. Mais mortos. Com menos arelas de ver o que não vimos. Ja o temos visto quase tudo…

440184916_small.jpg

Com que pouco fumos felices…!

Anúncios

2 responses »

  1. Entrei aqui por acaso e gostei imenso. Vou pôr o seu link no meu blogue. Vivi em Marrocos muitos anos, em Casablanca. Um país que nunca vou esquecer, por ser tao belo e com gente tao boa.
    Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s