Para Nesinho.26

Padrão

O último em chegar, que não no meu coração.

A minha aposta por completar a trindade, mália a minha cardiopatia e minhas crises .

O doutor chamou-me inconsciénte, por pôr em perigo minha vida.

Tivem que ficar uns dias internada, porque os pulmões encharcavão-se-me de líquido que o meu coração não bombeava.

Mas eu sentia que ti chamavas à minha porta, desde esse mundo ou essa nada na que ficavas, e pudo mais a tua voz que todos os conselhos dos doutores.

E vinheches. Chegaches à minha vida numha manhã fria do mes de janeiro, baixo o signo de Aquário . Num dia em que na maternidade do Modelo não havia camas e não te podia ter comigo, no quarto.

Subia e baixava a toda hora do quarto ao ninho e do ninho ao quarto e aguardava a hora de ir a casa para te poder ter no meu colo.

Eras tão pequeninho e lindo coma um axouxere.

Teu pai e mais eu, não tinhamos casa própria, eu travalhaba em Baio e ele na carpinteria de Ordonhes, teus irmãos tinhão quatro e três anos. Eu tinha vintecinco e teu pai vinteseis.

Mais tarde fomos a Barcelona, depois a Dodro, e logo comigo para O Rif, mercando prata na medina de Fès, e fabricando tuas primeiras alfaias no quarto da açoteia.

Lembras o dia que quixem dar umha calada da pipa do kiffi e depois só via o teu sorriso, a médias entre o diabo e o gato de Chessire?

Ou o dia em que iamos repasando a tua prova de conhecemento do meio e dizias que havia duas clases de seres: vivos e ineptos?

Agora és um homen. Voas só. Aplicas-te a aprender bem o teu ofício, o que sempre te chamou. Aprendes a viver e a ser um homen de bem.

Jà não me precisas para repasar as leições, mas os dous sabemos o que somos um para o outro. Algo que não pode se explicar com palávras, mas que reconheço perfetamente quando te vejo, quando te observo, quando posso te abraçar cum abraço de “mamãe ursa”

2 responses »

  1. Sim. Pouco mais posso dizer sobre ser mãe
    Porém, tardei em gostar de ser mulher. Quando era umha adolescente, gostava de ter nascido homem… Erão tempos difíciles para as mulheres com opiniões de seu e gana de as expressar

Deixe uma Resposta

