A imperatriz

Padrão

A imperatriz é a carta número três do tarô.

O Número tres, é o da vida: O um mais o dous,que ficam sós, num princípio, dão lugar a um terceiro, resultado da suma e a união, na sequéncia da vida, que vai evoluindo a partir dum princípio, e subindo, chanzo a chanzo, pola escala da evolução, tanto na sua manifestação externa, no mundo físico, como interna, no micro-cosmos que somos cada um de nós, numha linguagem simbólica.

Se observamos a carta da imperatriz, podemos percever muitas cousas que tem a ver com símbolos da nossa psique, coma em todas as cartas do tarô.

Assim como o emperador representava o mundo masculino de cada um ou umha de nós: O ánimus, emprendedor, pragmático e racional, preocupado polas posessões materiais, a figura da imperatriz é totalmente diferente.

Aparece de frente, sentada numha postura acolhedora, receptiva,olhando cara o lado esquerdo, o do mundo emocional, dos sentimentos e da fertilidade criadora.
Com a mão dereita tem bem agarrada a águia, símbolo do elemento água, em sinal de aceptação e valoração do mundo interior e das emoções e sentimentos que em suas águas se produzem.

O cetro, porta-o na mão esquerda também, mesmo inclinado cara esse lado. Porta-o com soltura, sem se aferrar ao poder que lhe confire, mas como manifestação do seu reinado sobre o reino da vida, da criação, da imaginação.

Sua cabeça, vai coroada, mas a coroa não chega a tapar seus cabelos, que se estendem por seus ombreiros como símbolo de feminidade.

Detrás do seu trono, não parece haver nada, porque ela vive, sem se preocupar de refleixoar o que pode haver detrás.

È um símbolo da ánima, o lado feminino, emocional, criativo e fértil do ser humano.

A nossa sociedade occidental, neo-liberal e capitalista, não faz muito caso da imperatriz, nem a valora muito.

Mas nós, a gente comúm,e sobre tudo as mulheres, e mais ainda as mães, conhecemos melhor a imperatriz, dadora de vida, emocional, apaixoada por viver e acolher.

Tal vez os senhores varões deberam de reconher a sua imperatriz interior, para expressar melhor suas emoções, seus sentimentos, asumir o papel de progenitores e cuidadores dos seus filhos, olhar algo mais cara o lado esquerdo, que é o do coração e não ficar tão rígidos sentados no trono do emperador, com as pernas cruçadas formando o número quatro, dos negócios e as posessões materiais.

Um equilíbrio e umha assunção por parte de tudos de cada arcano, pode ser umha boa maneira de descubrir a riqueça de possibilidades que atesoramos no nosso interior e a felicidade de sermos mais completos.

gb6

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s