Primavera I

Padrão

p9rzois é. Pouco a pouco, e com vento, chuvia e temporal, foi-nos invadindo a primavera com todas as mudanças que ela traz.

Sabedes que sou umha apaixoada das plantas. Sobre tudo das àrvores e das flores e, como este é o primeiro ano que moro cá, na minha casa, o ano passado, polo Natal, nos dias de férias que estive por Vimianço, merquei algumhas àrvores para meu horto e plantei-as eu mesma. O meu filho Nês, fixo os covos e logo, entre os dous, fumos plantando umha por umha.

Quando as plantei, erão apenas umhas varinhas com raizes, mas agora que tem folhas, da glória ve-las.

Plantei àrvores con significado para mim. Àrvores para o disfrute e ao valor simbólico, não para tirar outro proveito de elas ainda que, se o tem, não se vai desprezar.

A primeira que plantei, foi umha vidueira. Perto do rio, deixando a separação que a lei exige e algumha mais, para não entorpecer as àrvores da beira, que estes dias foram limpadas das suas pólas mais baixas, por mor das enchentes, e semelham meninhas com roupa de estreio.

Eis a minha vidueira quando a plantei. Semelha umha meninha perdida e fragil. Mas agora é umha princesa, fermosa e lançal, que não posso vos amostrar porque o homen que vem apanhar a erva para as suas ovelhas ainda não a cortou toda e não posso me achegar. Chega-me a erva Aos joenlhos e não tenho botas de auga

No outro lado, plantei um freixo. Tamém pertinho do rio.

Este era un pauzinho preto quando o plantei, e mirade agora que viçoso e que cheio de vida:

Os seguintes, vindo cara a casa, são um castinheiro:

Umha nogueira:

Subindo, umha das àrvores mais fermosas: Umha faia:

E, o último, de momento, um senhor que sempre mantem seu gabão de folhas, até no inverno, refúgio de pássaros. O azivinho. O irmão da àrvore do mate, da que tanto gostam na América austral:


Amanhã contarei-vos mais cousas da primavera, e das cousas que se podem topar dentro dum território tão pequeno coma meu horto.

Até amanhã. Inchallah, lembrando aos meus amigos muçulmanos.

87.gif

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s