tempo de dálias

Padrão

al12col1.gif dália, uma planta da família das asteráceas, é  originária do México. Já nos tempos do império asteca, se cultivavam dálias nessas terras, onde era chamada ‘xicaxochitl’

Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botánico de Madrí, o senhor Antonio José Cavanilles, cultivou as primeiras plantas, às quais chamou “dahlias” em honor ao botánico sueco Anders Dahl. Assim seguem a se chamar agora em todo o mundo, agás nalguns paises da Europa do Leste, onde é chamada georgina.

Mui pronto, a dália se introduciu nos jardins, sobre todo em Bélgica e Dinamarca e nas cortes europeias daqueles tempos: A emperatriz Josefina, de França, e a raínha Vitória, de Inglaterra, foram mui afeiçoadas ao seu cultivo nos seus jardins palaciegos.

Com o tempo, viu-se que a dália era uma planta de fácil hibridação com outras plantas, como os crisantemos, e que, ademais, ela mesma podia variar com facilidade. Assim, hoje em dia, conhecem-se 30 espécies de dálias e 20.000 variedades.

Plantam-se a partir dum tubérculo que medra subterráneo e que almazena as reservas de alimento. A plantação faz-se na primavera-março-maio- e a floração, na Galiza, sucede no verão ou mesmo ao começar o outono-julho-setembro-.

Há que as plantar onde dea o sol e a uma distáncia de meio metro uma da outra. A profundidade, mais ou menos o duplo do tamanho da “pataca” ou tubérculo. Estes tubérculos, vão reproduzindo-se e, se se querem obter mais plantas, há que os desenterrar e dividí-los cum corte limpo dum cutelo bem afiado. Logo planta-se cada um por separado e já temos duas plantas. Se se deixam ficar na terra, sem as desenterrar em todo o ano, cada vez imos ter mais plantas, ao irem-se reproducindo as raizes carnosas embaixo da terra. Seica os astecas comiam suas raizes como alimento, mas em Europa não chegou a calhar essa maneira de as aproveitar. Simplesmente, são umas resistentes e formosas amigas do nosso jardim.

Tubérculos ou raizes carnosas de dália

Anúncios

5 responses »

  1. ADORO TODAS AS FLORES BASTA_ME CHAMAR DÀLIA TENHO MUITAS JA TENHO TIDO DEVERJENSIAS COM O MARIDO A CONTA DAS FLORES .TENHO ORQUIDIAS PEONS ROSAS MUINTAS DALIAS ESTRELIÇIAS SO TENHO PENA NÃO CONSIGO TER MAS FARTO-ME DE COMPRAR ORQUI. INTERIOR E ANTURIOS.

      • Pode comprar em qualquer loja de plantas ou flores. O tempo de plantar é no outono-inverno. Tem de fazer um furaco na terra duns 20 cm. Deposita o tubérculo com as raizes para abaixo e cobre de terra. Depoisrega, se está a terra seca e pisa para que na terra não quedem espaços vazios. E…a esperar. Para o verão, verá agromar as primeiras plantinhas. Comvem repinicar-lhe as pontas, para que medrem para os lados e tenham mais flores. Tamém pôr-lhe uns suportes, se vê que não se sostem, para que não dobrem com o pesso.
        Se se anima, dessejo-lhe sorte.

  2. Adoro-as…, todas. Adoro Dálias. São majestosas, exuberantes, e mui lindas…
    Já tive algumas no meu canteiro, em tempos atras. Meu Pai, adorava as vermelho-purpura. Depois que Deus o levou, passei a perfumar e marcar mha presença em sua campa, com Dálias…. Há uma semana, voltei a receber 2 vindas do interior de Angola, zona planaltica fria e temperada, bastante chuvosa. Passe-as dos vasos de plástico, para um canteiro preparado. Vamos lá ver o resultado.
    Saudações.

    Dália de Oliveira
    Angola, Luanda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s